Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FILOSOFIA

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela.

FILOSOFIA

A Filosofia é uma concepção do mundo e da vida, é amor pela sabedoria, é reflexão crítica e investigativa do conhecimento e do ser. António A. B. Pinela.

22.08.19

Vergílio Ferreira e o existencialismo


António Pinela

capa - vergílio ferreira e o existencialismo.jpg

(...) O texto, ora, apresentado é o resultado de apontamentos que preparei para a realização de um colóquio, sobre as «Marcas do existencialismo na obra Aparição de Vergílio Ferreira, para professores de Português e de Filosofia, na Escola Secundária Augusto Cabrita, em Barreiro, a 3 de Abril de 2000.

A ideia surgiu em conversa com colegas da disciplina de Português que, diziam, sentiam algumas lacunas nos domínios de algumas correntes de pensamento, que a leccionação da disciplina de Português requer.

Efectivamente, e só para citar alguns autores, como Camões, Fernando Pessoa, Antero de Quental ou Vergílio Ferreira, verifica-se que é necessário ter algum domínio de determinados temas filosóficos para leccionar algumas obras destes e de outros autores, que os Programas escolares contemplam. Com efeito, frequentemente encontramos nas suas obras (romance, poesia ou ensaio) desenvolvimentos filosóficos, com o objectivo de melhor expressarem os seus sentimentos mais profundos. É, por exemplo, o caso de Aparição de Vergílio Ferreira.

Motivado pelos colegas, resolvi traduzir em colóquio o que eram apenas apontamentos dispersos. É aquele trabalho, agora mais elaborado, mas mantendo o mesmo formato, que apresento, neste pequeno livro, aos interessados nestas temáticas.

Texto breve, mas suficiente para o fim em vista: uma introdução ao existencialismo – 1ª parte, e a identificação das marcas do existencialismo em Aparição de Vergílio Ferreira (com citação de trechos da obra) – 2.ª parte.

É um trabalho despretensioso que visa ajudar todos aqueles que necessitam de uma informação rápida, mas cuidada, tendo em vista o fim a que se destina. É apenas uma ajuda. A minha intenção é tão só que este texto possa servir de trampolim para leituras mais profundas e para outras temáticas, que porventura esta leitura sugira.

Haja em vista a abrangência e importância do existencialismo, corrente filosófica marcante do século passado, e as temáticas que aborda, que muito influenciou o pensamento de Vergílio Ferreira. Foi esta constatação que despoletou em mim o interesse por esta breve reflexão.

Por si só, estes factores são, a meu ver, suficientes para que os professores de Filosofia e de Português se interessem pelas temáticas referenciadas neste texto, bem como todos os professores ou estudiosos das grandes correntes do pensamento e de seus cultores, que marcaram e marcam o nosso tempo (António Pinela).

Visite: http://www.eurosophia.com/livros/vergilio_fereira_e_o_existencialismo.htm